15 de Março de 2018 -

Qual o melhor jeito de começar?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Nos artigos passados estudamos princípios e o Hábito 1 (seja proativo) apresentado pelo autor. Hoje estudaremos o Hábito 2: comece com o objetivo em mente.

Lembra que estudamos a importância dos princípios? Nesse momento do livro Covey diz que "começar com o objetivo em mente" é baseado no princípio que todas as coisas são criadas duas vezes. Diz o autor que primeiro há uma "criação mental" de tudo, para que depois haja a criação física, ou seja, a realização daquilo que desejamos.

Para que você tenha mais vontade (e eficiência) em perseguir seus objetivos, o autor sugere que você escreva o que você quer conquistar. E te peço para você fazer isso agora! Pegue um papel e uma caneta, ou comente aqui mesmo se preferir. Qual o seu objetivo? Qual o seu sonho?

(escreva ou comente antes de continuar a leitura, please)

Covey diz que o Hábito 1 (seja proativo) diz que você é o programador, e o Hábito 2 (comece com um objetivo em mente) diz para que você escreva o programa. Diz o autor que pessoas altamente eficazes são aquelas que entendem que quem dá o rumo, o ritmo, o tom, o tempero de suas vidas são elas mesmas. Nós é quem decidimos pra onde vamos, embora seja mais cômodo listar todas as dificuldades que temos (se quiser pode comentar suas dificuldades aqui também, no probem) e que, segundo Napoleon Hill que estudamos na série passada, são bênçãos disfarçadas.

O melhor jeito de começar é primeiro saber onde você quer chegar. Estabeleça sua meta, escreva sua meta e comece hoje a realizar o seu sonho. Stephen Covey escreve que quanto mais claro, mais vivo e com mais detalhes pudermos imaginar (e escrever!) o que queremos realizar, maior é a chance da conquista, porque passamos a ser menos "espectadores" e mais "donos" do nosso sonho. No seu funeral, como você gostaria de ser lembrado? Comente aqui e lembre-se do Hábito 2: comece com um objetivo em mente.

Um abraço e see you next class!

1. Covey diz que as coisas são criadas ___ vezes. Primeiro em nossa ___.

2. Primeiro há uma criação ___. Depois vem a criação ___. O que você tem pensado ultimamente?

3. A realização de tudo começa com um ___.

4. ___ o que você quer. Assim você persegue seus ___ com mais foco.

5. Pessoas ___ entendem que quem dá o rumo, o ritmo, o tom, o tempero de suas vidas são ___.

6. O Hábito 1 - ___ - diz que você é o ___ da sua vida.

7. O melhor jeito de começar é primeiro saber ___.

8. Stephen Covey diz que conquistamos mais quando ___ e ___.

9. Covey diz que precisamos ser ___ e mais ___ do nosso sonho.

10. Hábito 2 é ___. É o momento de ___, segundo Covey.