04 de Janeiro de 2018 -

Trabalhar em equipe é difícil pra mim. Como melhoro isso?

por Rosana Furuyama

Se você estiver "sem tempo" ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto para uma resposta rápida. Se tiver 3 minutos, peço seu esforço para essa leitura que, espero, será útil pra você.

As lições que comentamos aqui vem do livro "The Law of Success", de Napoleon Hill, um escritor americano que se formou em Direito na Universidade de Georgetown e teve um relacionamento muito próximo com empreendedores de sucesso no século XX. Nos textos anteriores falamos das doze primeiras leis apresentadas no livro. Mesmo que você tenha lido o conteúdo postado é bom ler novamente cada uma das lições:

1 - Relacionar-se bem com as pessoas;

2 - Ter um objetivo principal definido;

3 - Ter confiança em si mesmo;

4 - Ter o hábito da economia;

5 - Ter iniciativa e liderança;

6 - Imaginar o que você quer;

7 - Ter entusiasmo;

8 - Ter autocontrole;

9 - Ter o hábito de fazer mais que sua obrigação;

10 - Ter uma personalidade atraente;

11 - Pensar com exatidão.

12 - Concentração.

É impressionante as lições que Napoleon Hill traz na Lei do Triunfo e agora veremos a de número 13: cooperação. Diz o autor que "a cooperação é o início de todo esforço organizado e que há dois tipos de cooperação que ele trata neste capítulo - a cooperação entre pessoas e a cooperação entre nosso consciente e subconsciente.

As páginas deste capítulo falam de cooperAÇÃO e por isso o autor fala bastante sobre a nossa dificuldade em ter a atitude de começar algo (assim como hoje de manhã eu demorei para começar a escrever este texto!). A razão de não conquistarmos mais é a protelação. Deixar para depois o que eu deveria fazer agora. Diz Hill que "cada cidade conta na sua população com um grupo de indivíduos que nunca conseguiram fazer nada e se analisarmos essas pobres criaturas veremos que uma de suas características principais é a protelação". Somos especialistas em dar desculpas.

Já falamos bastante sobre a imaginAÇÃO nos artigos anteriores e Hill diz que "por mais práticos que possam ser nossos planos, eles não darão o resultado desejado se não se exprimirem em ação". O autor defende que ter sonhos e visão do que se deseja ser ou da situação que se gostaria de conquistar são coisas admiráveis, desde que esses sonhos e visões sejam transformados em realidade, por meio de ação intensiva. Para irmos mais longe, precisamos aprender a cooperar.

Antes de continuar a leitura, escreva algo que você não gosta de pedir pra ninguém e o porquê de ter essa resistência. Escreva e leia em voz alta antes de continuar a leitura, please.

"Há outro inimigo que precisamos vencer para nos tornarmos pessoas de ação. Esse inimigo é o hábito de se preocupar. Preocupação, inveja, ciúme, ódio, dúvida e medo são estados de espírito fatais à ação."

A cooperação começa dentro de cada um de nós. Se dormimos bem estamos ajudando nossa mente e corpo a funcionarem melhor no dia seguinte. Se ajudamos nossos familiares, amigos e companheiros de trabalho, estamos plantando boas sementes para que quando haja necessidade eles também possam nos estender a mão. Pensamos com certa frequência "eu faço a minha parte", não é? Hill diz que podemos agir melhor fazendo junto com as pessoas que convivemos.

Um abraço e see you next class!

1. Diz o autor que "___ é o início de todo esforço organizado".

2. Há dois tipos de cooperação que Hill trata neste capítulo: ___ e ___.

3. Hill diz que a razão de não conquistarmos mais é ___. Você concorda com o autor?

4. Hill diz que somos especialistas em ___.

5. Hill diz que por mais práticos que possam ser nossos planos, não há resultado sem ___.

6. Sonhos e visões são transformados em realidade por meio de ___.

7. Para irmos mais longe, precisamos aprender a ___.

8. O hábito de se ___ é um inimigo do homem.

9. A cooperação começa ___.

10. Hill diz que podemos agir melhor fazendo junto com ___.