12 de Abril de 2018 -

Meu ___ é difícil! Como faço pra entender essa pessoa?

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! How are you? Se você estiver sem tempo ou "na correria", vá direto ao último parágrafo desse texto ou busque as 4 lições que estão em destaque no artigo.

Em tempos de respostas imediatas e conexão 24 horas por dia, falar de transformação a longo prazo é um risco! But… no Você Aprende Agora acreditamos em sonhos grandes, em desenvolvimento pessoal e, sim, em esforço diário para sermos melhores a cada dia. Queremos te ver speaking English e sendo Líder onde estiver, e "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" escritos por Stephen Covey em 1988 serão úteis para vermos isso in real life.

Já estudamos 4 Hábitos que te fazem mais eficaz:

Hábito 1: seja proativo;

Hábito 2: comece com um objetivo em mente;

Hábito 3: coloque as primeiras coisas primeiro;

Hábito 4: pense ganha/ganha.

Hoje você irá ver, ler e relembrar um conceito que sempre comentamos aqui no Você Aprende Agora e que é um grande desafio. Welcome to Habit 5, my friend: procure primeiro entender para depois ser entendido. O que significa isso e quais os benefícios disso?

Covey (e todos autores que temos estudado aqui) sabe usar a metáfora para nos convencer de seus argumentos! Ele diz que "você não confia muito em alguém que dá o remédio antes de saber do seu problema". O autor diz que frequentemente falhamos em entender os problemas que temos.

Para entender o outro, devemos fazer o uso da habilidade mais importante na vida: a comunicação. 10% de nossa comunicação é representada pelas palavras que dizemos, enquanto 30% é representado pelo tom de nossa voz, e 60% pela nossa linguagem corporal. Significa que para ouvir o outro ele não precisa dizer nem uma palavra… você já passou por um momento em que alguém não te entendia? Já aconteceu de você não entender alguém que tentava te mostrar alguma coisa? Comente aqui, se puder. Um abraço e see you next class!

 

1. Devemos procurar primeiro ___ para depois ser ___.

2. Covey diz que "você ___ em alguém que dá o remédio antes de saber do ___".

3. A habilidade mais importante na vida é a ___. Somente assim conseguimos ___.

4. ___ de nossa comunicação é representada pelas ___ que dizemos.

5. ___ de nossa comunicação está no ___.

6. ___ de nossa comunicação é representada pela nossa ___.

7. 60% de nossa comunicação é representada pela nossa linguagem ___. Significa que ___ o outro ele não precisa dizer nem uma palavra.

8. Covey diz que falhamos em entender os ___.

9. No Hábito 4 estudamos o "___". Somente assim temos relações duradouras.

10. A comunicação é mais eficaz quando trabalhamos ___ e ___.