31 de Março de 2021 -

O que fazer para perdoar? Os benefícios do perdão

por Rosana Furuyama

Hello, my friend! O que fazer para perdoar? Os benefícios do perdão.

Quando você guarda rancor de alguém, a raiva e o ressentimento não surtem qualquer efeito sobre a vida dessa pessoa. Na verdade ao cultivar esses sentimentos você dá àquela pessoa, ainda mais poder para interferir em sua qualidade de vida.

Escolher perdoar lhe permite tomar seu poder de volta. Não apenas pelo bem de sua saúde psicológica mas também por sua saúde física. Algumas pesquisas constataram os benefícios do perdão para a saúde.Perdoar reduz o stress. No decorrer dos anos muitos estudos mostraram que guardar rancor mantém o corpo em um estado de stress. Quando você pratica o perdão sua pressão sanguínea e os seus batimentos cardíacos diminuem.

Escolher perdoar aumenta a sua tolerância à dor.

Em 2005, em um estudo com pacientes que apresentavam dor crônica na coluna lombar, a raiva aumentou o desgaste psicológico e diminuiu a tolerância à dor. A disposição a perdoar foi associada a um aumento à resistência até a dor. O perdão incondicional pode ajudar você a viver mais tempo. Esse perdão incondicional é aquele em que você não coloca uma condição. "Eu te perdoo se você não fizer mais". "Eu te perdoo, mas você não pode repetir".

Vários estudos tem demonstrado que colocar essas condições prejudicam a nossa própria saúde. Você não tem controle sobre o modo como alguém se comporta. Esperar que uma pessoa lhe peça desculpa para poder perdoá-la dá a ela poder não apenas sobre a sua vida mas talvez até mesmo sobre a sua morte. Ela diz que as pessoas que não perdoam morrem mais cedo de acordo com um estudo do Journal of Psychological Medicine.

Isso é um negócio que eu tenho exercitado na minha vida. Aprender a perdoar as pessoas. Parar de ficar guardando mágoa. Ficar conversando comigo mesmo sobre uma pessoa que nem está ligada no que ela fez pra mim. Nem sabe que me fez mal. Nem era a intenção da pessoa fazer mal. Nem era pessoal contra mim mesmo. Era uma postura dela.

Comenta aqui sobre uma situação da sua vida que você decidiu perdoar alguém. Como é que você se sentiu?

1. Quando você guarda rancor de alguém, ___.

2. ___, dá a pessoa ainda mais poder para interferir em sua qualidade de vida.

3. Escolher ___ lhe permite tomar seu poder de volta.

4. ___ reduz o stress.

5. Quando você pratica ___, sua pressão sanguínea e os seus batimentos cardíacos diminuem.

6. Escolher perdoar, aumenta a sua tolerância ___.

7. O ___ pode ajudar você a viver mais tempo.

8. Perdão incondicional é aquele em que você não coloca ___.

9. Você não tem controle sobre o modo como alguém ___.

10. Pessoas que não perdoam, ___.